Bastante famosa entre crianças e adolescentes, Roblox é uma plataforma de criação e jogos que tem 40% de seu público formado por pessoas com menos de 13 anos de idade. No entanto, isso não parece ser algo considerado como algo a se prestar atenção por seu CEO, David Baszucki, que acredita que o serviço tem o potencial de virar uma verdadeira central de relacionamentos e namoros.
Em uma entrevista ao podcast Tech Stuff, o executivo afirmou imaginar acreditar no produto como uma “central de bem-estar”. Assim, ele poderia ser inclusive usado por adultos que têm dificuldades sociais e, assim, poderiam se sentir mais confortáveis em participar de encontros e conhecer outras pessoas em ambientes virtuais.
“E então, se eles se conectaram, vão trazer isso ao mundo físico. Uma plataforma de bem-estar… eu penso nele como uma plataforma para ajudar na solidão e trazer conexões”, afirmou o CEO de Roblox. Ele também explicou que, em sua mente, esse processo seria liberado somente para maiores de 21 anos que passaram por verificações de suas idades.
Roblox tem um problema grave envolvendo menores de idade
Enquanto em teoria a ideia de Baszucki não traz nenhum problema, ela parece totalmente desconectada das realidades envolvendo Roblox. Em tempos recentes, a plataforma tem sido acusada de falhar em sua segurança, permitindo que abusadores aliciem menores de idade com grande facilidade.
Em um caso famoso, o criador de uma experiência baseada em Sonic the Hedgehog a usou para aliciar diversas garotas, usando uma grande variedade de contas no processo. Apesar de ter sido exposto pela comunidade de jogadores, ele continuou ativo na plataforma e chegou a raptar uma garota de 15 anos, com quem teve diversas relações sexuais.
Embora Roblox tenha tomado diversas medidas para evitar que casos do tipo se repetissem, a preocupação com aliciadores continua sendo uma constante entre os pais de jogadores. Em certo ponto, o próprio Baszucki aconselhou aqueles que têm preocupações com a plataforma a simplesmente a evitarem.
Segundo o executivo, trazer namoros para dentro do sistema não seria um problema, já que ele acredita ser capaz de evitar o aliciamento de menores. Para isso, a empresa está investindo em ferramentas de moderação mais potente, incluindo filtros baseados em inteligência artificial capazes de detectar conversas suspeitas.